Português

Introdução e boas-vindas

Bem-vindos a Safe Communities Portugal, uma associação sem fins lucrativos registada que ajuda a comunidade estrangeira que vive em Portugal e visitantes no que diz respeito a medidas de proteção civil e segurança. Isto pode incluir policiamento, prevenção de crimes, cibercrime e incêndios rurais, por exemplo.

A Safe Communities Portugal trabalha oficialmente com o governo português para ajudar a promover informações e conselhos importantes para a comunidade estrangeira, nestas áreas específicas de trabalho, numa língua que você possa entender.

Esta página fornece, portanto, informações e conselhos em língua estrangeira que obtemos de fontes oficiais. Isto é complementado pelas traduções que recebemos. Prevemos que isto crescerá no futuro, à medida que mais material se tornar disponível. Se puder, portanto, ajudar como voluntário a traduzir do português ou inglês para o seu idioma nesta página, isso ajudará a sua comunidade. Entre em contacto connosco em info@safecommunitiesportugal.com

Trabalhamos com várias Embaixadas, e é importante visitar o site da Embaixada e contactá-las caso precise de informações ou assistência. Detalhes de contacto aqui:

Com o surto de COVID-19 estamos a comprovar as seguintes informações sobre o assunto com alguns anexos importantes no rodapé desta página, com origem na Direção Geral de Saúde e outras fontes oficiais. Note, por favor, que isto está sujeito a alterações, sendo recomendado que acompanhe as notícias.

 

COVID-19

Higiene Pessoal 1 – Não esqueça que lavar bem as mãos por 20 segundos em água e sabão proporciona uma das melhores defesas pessoais – lave frequentemente após voltar para casa (após o exercício, comprar produtos essenciais, colocar lixo nas lixeiras etc.) – isso é particularmente importante se teve contacto manual com portas de condomínio, tampas de lixeira, paredes etc. fora de sua casa ou apartamento.

Se puder comprá-los ou eles estiverem disponíveis em lojas, locais públicos etc., faça bom uso de géis à base de álcool nas mãos e luvas de proteção, se estiver a usá-las. Tussa sempre em lenços, se não estiver a usar uma máscara, ou na dobra do seu braço (articulação do cotovelo).

Distanciamento Social e Filas de Espera – Respeite o distanciamento social de 2 metros – para dar-lhe perspetiva, este é o comprimento de uma cama de casal ou uma porta principal – isto é especialmente importante em lojas e outros estabelecimentos que estão atualmente abertos, para o/a proteger e às pessoas que ainda trabalham nestes locais. Isso inclui a fila para entrada (…leve um guarda-chuva se parecer que vai chover) – respeite também todas as linhas que foram desenhadas no chão dos supermercados ou fora da loja onde existe um requisito de entrada rigoroso – pequenas lojas normalmente uma pessoa entre e outra sai, e supermercados dependendo do seu tamanho e número de funcionários. Também é importante quando passa por pessoas na rua – mantenha os 2 metros!

Máscaras – Existem dois tipos principais de máscaras: as chamadas “máscaras comunitárias”, que são as que a maioria das pessoas usará em público, e máscaras cirúrgicas.

O governo recomenda o uso de máscaras cirúrgicas a todos os profissionais de saúde, pessoas com sintomas respiratórios e pessoas que entram e circulam em instituições de saúde. O governo aconselha que pessoas mais vulneráveis, particularmente idosos (acima de 65 anos), que sofrem de doenças crônicas ou imunossupressoras, devem usar máscaras cirúrgicas sempre que saírem de casa. A DGS afirma que “deve-se considerar o uso de máscaras comunitárias por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com muitas pessoas (supermercados, farmácias, lojas ou outros estabelecimentos, transporte público, etc.)”. Trata-se de uma medida de proteção adicional ao distanciamento social, lavagem das mãos e etiqueta respiratória”. Isso inclui aqueles que entram em locais confinados, com pessoas no interior, como supermercados etc.

Descarte de lixo – Facilite o trabalho dos coletores de lixo ao não encher demais as lixeiras ou encher sacos acima de ¾, sejam estes colocados na lixeira ou fora – POR FAVOR, descarte luvas de borracha e látex de forma responsável – bem embrulhadas em sacos dentro de sacos, se possível – não as descarte na rua ou onde podem entrar em contacto com outros cidadãos – ou poderiam ser redistribuídas por animais de rua.

Condução e Higiene do Carro – Use toalhetes desinfetantes, como os de limpar o chão, para limpar as pegas dos carros, guiadores de motorizadas e bicicletas, etc. sempre que usar o veículo. Limpe também volantes em carros e maçanetas internas, bem como alavancas de mudanças e travões manuais.

Bem-estar – Certifique-se de manter o seu bem-estar durante períodos de restrição de movimento de acordo com a lei: fazer alguma forma de exercício perto de sua casa, passear o seu cão perto de casa, falar com a família e amigos por telefone, ou nas redes sociais, fazer quizzes e puzzles, manter uma rotina como lavar-se e vestir-se corretamente. Aceda a sites de suporte importantes (como o SCP) para manter-se atualizado acerca dos desenvolvimentos e mudanças na situação e na lei – bem como previsões meteorológicas para que possa planear as suas raras viagens fora de casa.

Apoio – informação e serviços. Conheça os serviços de apoio online, rádio e televisão, bem como os serviços de apoio do município local. Para este último, tome nota dos principais números de contacto ou aceda ao site e descarregue ou imprima folhas de informação chave e guarde-as onde possa utilizá-las.

 Cuide de outros que são menos capazes de lidar! – Às vezes, não se trata só de si. Procure e ajude os outros menos capazes na sua vizinhança – especialmente se tiver um carro e puder obter mantimentos para os seus vizinhos que podem ser mais vulneráveis, incluindo aqueles que têm filhos e não podem sair tanto para as lojas, etc.

Fique em Casa o máximo possível e respeite a Lei – Esta continua a ser uma das melhores defesas contra a propagação da pandemia e de manter a sua saúde e a saúde da sua família. Certifique-se de que precisa mesmo de fazer todas as viagens – uma vez que cada viagem traz riscos de propagação da pandemia e para a sua saúde e da sua família.

Cuidado com os produtos contrafeitos – Produtos médicos contrafeitos vendidos durante a crise do coronavírus não cumprem os padrões de qualidade exigidos e representam uma ameaça real para a saúde e segurança pública. Estes itens incluem medicamentos, kits de teste falsos, conselhos falsos, vestuário de proteção e máscaras faciais sem qualidade. As pessoas que compram estes produtos falsos têm uma falsa sensação de segurança, enquanto na realidade são deixadas desprotegidas contra o vírus. A Safe Communities aconselha que não respondam a ofertas não solicitadas nas redes sociais, por e-mail ou na internet. Basta apagar e não partilhar.

 

Ir de férias é uma ocasião emocionante, em que se conhecem novas culturas, novos ambientes e todas as atrações que os diferentes locais têm para oferecer. Enquanto relaxa, poderá baixar a sua guarda e deparar-se com dificuldades que afetem a sua experiência de férias e tranquilidade. Para ajudá-lo a desfrutar de uma experiência segura e agradável e evitar algumas armadilhas, leia o “Guia das Férias Seguras para Turistas”, elaborado no seu próprio idioma, clicando na bandeira junto a esta mensagem. Boas férias.

COVID-19 GUIDE Download

Download

  • Carta aberta_PortugueseDownload
  • COVID-19 Bem estar psicossocial PTDownload
  • Covid19 Geral PTDownload
  • Covid19 Emergência PTDownload
  • Aldeia-Segura- Safe Village Safe People Cartaz- Poster A3-AFDownload
  • APLICAÇÃO DE TELEMÓVEL FACILITA AUTORIZAÇÕES PARA QUEIMAS E QUEIMADAS SEGURASDownload
  • Proteja a sua casa dos Incendios FlorestaisDownload
  • plano_de_emergncia_da_famlia-planning-for-emergencies-family-in-portugueseDownload
  • incendios-in-schools-fires-in-schools-in-portugueseDownload
  • incendios-na-foresta-forest-fires-in-portuguese-1Download
  • incendios-em-casa-house-fires-in-portuguese-pdfDownload
  • campo_ou_montanha-camping-in-montanha-portuguese-pdfDownload
  • inundacoes-dealing-with-floods-in-portugueseDownload
  • seca-dry-conditions-conserving-water-in-portugueseDownload
  • panfleto_primeirosocorro-first-aid-pamphletDownload
  • conduo_segura_em_tneis-safe-driving-in-tunnels-in-portugueseDownload
  • Decreto-Lei-n.o-124-2006-Forest-LegislationDownload
  • History of the PSP in PortugueseDownload